Wednesday, June 21, 2006

Adversário tupiniquim será definido no maior porto da Europa

Nesta quinta-feira, 22 de junho, Hamburgo centralizará as atenções da população brasileira. No mesmo dia em que o Brasil, já classificado, encerra sua participação na primeira fase da Copa do Mundo 2006, a cidade que abriga o maior porto marítimo da Europa será sede do confronto entre as seleções da Itália e da República Tcheca. A partida em questão irá definir o adversário do Brasil nas oitavas-de-final. A equipe que irá brigar com a seleção brasileira para permanecer viva no certame depende do resultado desse jogo e também do confronto entre Gana e Estados Unidos, partida que será realizada no mesmo horário – às 11 horas, no horário de Brasília – na cidade de Nuremberg. Já o Brasil enfrenta o Japão, do técnico Zico, às 16 horas.

Embora o estádio de Hamburgo, denominado Aol Arena, não fique na região portuária, não é possível mencionar a cidade sem relacioná-la com o porto que é um dos sete terminais que mais movimentam contêineres em todo o planeta. Todos os guias da Copa do Mundo apresentam Hamburgo como uma cidade eminentemente portuária. Para se ter uma idéia do poderio do Porto de Hamburgo, o setor gera 80 mil emprego diretos, além de muitos outros indiretos.

Hamburgo tem uma população de 1,7 milhão de pessoas – aproximadamente a mesma quantidade de habitantes que Curitiba. A data de fundação faz jus ao status de “velho continente” dado à Europa: a cidade foi fundada no ano de 811, quase 700 anos anterior ao descobrimento do Brasil. Situada ao norte, é a segunda maior cidade alemã e constantemente intitulada como “a porta da Alemanha para o Mundo”. A razão para isso é o porto que movimenta cerca de 80 milhões de toneladas de carga por ano. O custo do estádio construído na cidade atingiu 100 milhões de euros. Uma quantia ínfima se comparada aos 25 bilhões de euros que se referem ao volume anual de negócios fechados em Hamburgo. Ainda assim, a arena é de primeiro mundo. A Uefa, entidade que comanda o futebol na Europa (um órgão que está para o futebol europeu como a CBF está para o futebol brasileiro), avalia o estádio como “cinco estrelas”. Os destaques são o acesso ao local e o conforto disponibilizado para os torcedores. O estádio é palco de partidas do Hamburg SV, principal clube da cidade. O Hamburg foi terceiro colocado na temporada 2005/06 da Bundesliga, o campeonato alemão de futebol. De acordo com dados da Fifa, a Aol Arena tem capacidade para pouco mais de 51 mil espectadores.

Além de portuária, Hamburgo também é uma cidade turística. Para manter essa fama, tenta atrair os visitantes com uma versátil gama de opções para os boêmios. Em termos de diversão noturna, Hamburgo é uma das cidades mais badaladas da Europa. A legislação considera a prostituição uma atividade legal, além de dar incentivo a bares e casas de shows eróticos.

Na Copa do Mundo de 2006, Hamburgo já foi palco de três jogos. A partida inaugural marcou a estréia da Argentina na competição, em jogo que derrotou a seleção estreante da Costa do Marfim por 2 gols a 1. A cidade ainda assistiu ao passeio do Equador sobre a Costa Rica – 3 x 0 – e à goleada de 4 a 0 que a Ucrânia impôs à seleção da Arábia Saudita, comandada pelo treinador brasileiro Marcos Paquetá. Além do confronto entre Itália e República Tcheca, a cidade portuária ainda irá sediar uma partida válida pelas quartas-de-final da Copa no dia 30 de junho. Os times que jogarão ainda não estão definidos.

Reportagem completa publicada em www.portogente.com.br

2 Comments:

Blogger Carniça said...

pois é, profissional a coisa... se eu fosse menos vagabundo ainda poderia escreveria para outros locais, com mais INSERÇÃO NAS MÍDIAS!

11:05 AM  
Blogger Carniça said...

pois é, profissional a coisa... se eu fosse menos vagabundo ainda poderia escreveria para outros locais, com mais INSERÇÃO NAS MÍDIAS!

11:05 AM  

Post a Comment

<< Home